Vila Velha entra na etapa final para a concretização da Parceria Público-Privada, que prevê a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade com a substituição de todas as 35 mil luminárias da cidade por lâmpadas de LED. Os técnicos da Prefeitura já começaram a preparar o edital definitivo que antecede a realização do pregão eletrônico – ainda sem data definida – na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, na capital paulista, após o cumprimento de todos os trâmites legais para contratos dessa natureza.
A nova etapa para viabilizar a licitação para a PPP de Iluminação Pública foi reiniciada após o sinal verde do Tribunal de Contas do Estado, ao apreciar o edital de licitação e a minuta do contrato em sessão virtual realizada na tarde da última quinta-feira (7), durante a qual emitiu manifestação favorável por unanimidade.
A PPP já percorreu várias fases, como a aprovação pela Câmara de Vereadores, a formatação de todo o projeto, realização de consultas e audiências públicas e a contratação do consórcio de empresas capitaneadas pela Ernert & Yong, que realizou os estudos técnicos, modelagem da proposta, minutas do edital e contrato.
Com a Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação toda estruturada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Prefeitura vai modernizar todo o sistema de iluminação pública do município, com a substituição, em 15 meses, de todas as 35 mil luminárias da cidade por lâmpadas de LED.
Os investimentos estão estimados em R$ 121 milhões em uma concessão pública de 20 anos, que prevê a prestação dos serviços de iluminação pública, incluindo a implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, além da eficientização, expansão, operação e manutenção do parque de iluminação pública municipal.
“O projeto também estrutura o nosso município a se tornar uma cidade mais inteligente e interconectada”, avalia o prefeito Max Filho. “Vencemos uma etapa importante que nos habilita a desencadearmos todo o processo licitatório”, comemorou o secretário municipal de Planejamento da PMVV, Ricardo Santos.
Fonte PMVV