Search
quinta, 25 de abril de 2024
  • :
  • :

Governador viaja em missão internacional e vice Colnago assume nesta sexta (22)

Governador viaja em missão internacional e vice Colnago assume nesta sexta (22)

O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Casa Civil e embaixador, José Carlos da Fonseca Júnior, viajam em missão internacional para a Região do Vêneto, na Itália, onde participam da 52ª Marmomac, a principal feira do setor de rochas do mundo. A missão inclui compromissos diplomáticos e reuniões visando novas parceiras e intercâmbios em diversas áreas.

 

Com a missão internacional de Hartung,  o vice-governador César Colnago assumiu interinamente, pela oitava vez, o comando do Governo do Estado, permanecendo na função até o próximo dia 02 de outubro. A transmissão do cargo foi realizada na tarde desta sexta-feira (22), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de integrantes do secretariado.

 

“A Região do Vêneto é berço da maioria de nossos imigrantes italianos. Nossa viagem tem, além do caráter diplomático em busca de investimentos para o Estado, o de integração. O Vêneto tem larga experiência no desenvolvimento de mecanismos de cooperação com os locais que possuem influência de imigrantes italianos, como o nosso Estado”, destaca o governador Paulo Hartung.

Colnago ressaltou a importância da viagem, principalmente pelo fato de estar relacionado ao setor de rochas. “O setor de rochas é muito importante para a economia capixaba e merece uma atenção especial, visto que gera emprego e renda”, afirma o governador em exercício Cesar Colnago.

Paulo Hartung foi convidado pelo governador do Vêneto, Luca Zaia, e recebe apoio do Itamaraty, que designou o embaixador e Cônsul Geral do Brasil em Milão, Paulo Cordeiro, para prestar apoio e acompanhar a missão oficial.

Parcerias e intercâmbios

Ao todo, 37 empresas brasileiras participarão da Marmomac. Deste total, 32 são capixabas. O evento reúne também empresas ligadas ao arranjo produtivo do setor de rochas, de logística em geral, navegação e comércio exterior.

“A visita representa uma conexão importante, considerando a vocação natural do Estado. Há excelentes expectativas, visto que o Vêneto tem iniciativas e programas de cooperação também em outras áreas, como gastronomia, agroturismo e de intercâmbio estudantil”, declarou o secretário da Casa Civil e embaixador, José Carlos da Fonseca.

Em outubro de 2015, o Governo do Espírito Santo e a Região de Vêneto assinaram um acordo de amizade e colaboração, com o objetivo de criar laços mais sólidos e de promover e favorecer ações de intercâmbio entre vários setores, como o da administração pública, do comércio e da economia, da ciência e tecnologia, do sistema social, da agricultura e silvicultura, do turismo, do esporte, da formação e instrução, além da valorização dos bens culturais e ambientais. O acordo também prevê troca de informações sobre o comércio e investimentos, e promoção de intercâmbios e visitas de delegações comerciais e de operadores do mundo econômico.

 

A agenda

Durante a missão, o governador e o secretário participam de reuniões com a presença o embaixador Paulo Cordeiro, de encontros bilaterais ES/Vêneto, em Veneza, com a presença dos secretários de desenvolvimento, comércio exterior, turismo e de agronegócios italianos.

O governador participará da abertura oficial da feira e visitará os estandes dos expositores capixabas. Além disso, terá reunião com o governador da Região do Vêneto, Luca Zaia, na própria Marmomac.

A expectativa é a atração de investimentos, o mapeamento e estabelecimento de iniciativas concretas de intercâmbio e parcerias. As discussões incluem atividades ligadas ao agronegócio, em especial, o café.

Considerando a vocação portuária do Espírito Santo, a programação prevê diálogos com representantes de setores portuários, da área de logística e industrial ligados ao arranjo do setor produtivo de mármore e granito.

O governador também será homenageado com um jantar oferecido pelo Sindirochas, com a presença da comitiva empresarial capixaba.

Fonte e Texto – Assessoria de Comunicação do ES.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *