Search
sexta, 29 de maro de 2024
  • :
  • :

Jubarte é enterrada em praia de Marataízes, ES, após operação que durou mais de 5 horas

Jubarte é enterrada em praia de Marataízes, ES, após operação que durou mais de 5 horas

Depois de três dias, a baleia jubarte que encalhou em uma praia de Marataízes, no Sul do Espírito Santo, foi enterrada. A prefeitura precisou montar uma operação na tarde desta terça-feira (1) – que durou cinco horas – para deslocar o animal.

A baleia, de 30 toneladas e 11 metros de comprimento, apareceu morta no sábado (29) na praia das Pitas, em Marataízes. Nesta época do ano, é comum que esses animais passem pelo litoral do Espírito Santo, do período de reprodução.

No domingo, equipes da prefeitura já tentavam retirar a baleia da beira do mar. Uma corrente foi presa à cauda e uma máquina tentou puxar o animal, mas sem sucesso.

Foi preciso uma nova estratégia, com duas escavadeiras hidráulicas. O trabalho de remoção do animal começou por volta das 10h desta terça-feira (1).

A operação despertou a curiosidade de muita gente. A mecânica Jocimara Brandão até levou uma parte da baleia para casa. “A gente veio de longe para ver, estou levando até uma parte dela de lembrança”, disse.

A baleia seria enterrada em um buraco na areia, mas mas a maré deslocou o animal por aproximadamente 100 metros, e uma nova escavação precisou ser feita.

A estratégia foi rolar a baleia até o buraco, com seis metros de comprimento. Mesmo com duas escavadeiras, foi preciso muito esforço dos operadores das máquinas para deslocar o animal.

Pesquisadores do Instituto Orca ainda fizeram medições e recolheram amostras para estudos. Só depois de cinco horas de trabalho a baleia finalmente começou a ser enterrada.

“Tiramos o topo todo da areia para que a gente possa conduzir a baleia até o local adequado. Daqui a seis meses vai ser retirada a ossada dela para estudo ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente Antônio Carlos Sader.

Fonte: G1




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *