Search
domingo, 28 de abril de 2024
  • :
  • :

Pesquisa eleitoral revela empate técnico entre Hartung e Casagrande

Pesquisa eleitoral revela empate técnico entre Hartung e Casagrande
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) aparece mais uma vez em empate técnico, com ligeira vantagem, em relação ao governador Paulo Hartung nas intenções de voto para o governo do Espírito Santo. Os dados foram revelados em pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quinta-feira (5).
Casagrande alcança 32,5% das menções contra 30% do Hartung. A senadora Rose de Freitas (Podemos) ficou com 6,2%, enquanto o tenente-coronel da Polícia Militar, Carlos Alberto Foresti (PSL), citado pela primeira vez em um levantamento, com 3,2% dos entrevistados.

Os que não sabem ou disseram não votar em nenhum dos candidatos somaram 6,3% e 18%, respectivamente.

A senadora, porém, alcançou o maior índice de rejeição entre os entrevistados: 56,8%. Na sequência, aparece o nome do governador Paulo Hartung, com 41,7% dos entrevistados e, depois Casagrande, com 33,2%. Os que não souberam ou preferiram não opinar ficaram abaixo dos 2%.
O Instituto também avaliou um cenário com a participação do senador Ricardo Ferraço (PSDB) e do deputado estadual Amaro Neto (PRB), mantendo Hartung. Neste caso, Casagrande ficou com 27,9% contra 27,5% de Hartung; Ricardo com 5,8%; e Amaro com 12,1% dos entrevistados. Já a senadora Rose de Freitas com 4%; o Tenente-coronel Foresti com 2,6%; o advogado André Moreira (Psol) com 1,4%; e o assistente social Gustavo de Biase, cuja candidatura apareceu numa movimentação interna da Rede, com 0,6%.
Outro cenário avaliado foi sem Amaro Neto. Casagrande também lidera com 30,3% contra 29,6% de Hartung, Ricardo Ferraço tem 6,3%, e a senadora Rose aparece com 5,1% das menções.
A novidade desta sondagem foi o nome do ex-secretário e ex-prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (PRB), que ficou com 3,3% das menções. Já o Tenente-coronel Foresti teve 2,8%, André Moreira, 1,4%, e Gustavo de Biase, 0,8%. Em ambos os cenários, o número de indecisos não ultrapassa o índice de 6% e aqueles que declararam não votar em nenhum chega até 15%.
A pesquisa também avaliou o potencial eleitoral dos principais candidatos ao governo do Estado. O ex-governador Renato Casagrande foi o mais citado pelos eleitores como o candidato que eles poderiam votar: 47,3% contra 38,2% de Hartung.
Em relação à certeza do voto, os dois estão empatados tecnicamente – o candidato do MDB ficou com 17,8% e o socialista com 17,2%. A senadora Rose ficou com os índices mais modestos de aceitação: 2,6% dos entrevistados afirmam que votariam nela com certeza e 29,9% disseram que poderiam votar na candidata.
A Paraná Pesquisas, de Curitiba, ouviu 1.540 eleitores com 16 anos ou mais, em 50 municípios do Espírito Santo entre os dias 28 de junho e essa terça-feira (3). A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o nº ES-02366/2018.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *