O prefeito de Marataízes, Robertino Batista (PDT), foi preso nesta quinta-feira (9), durante a operação “Rubi”, realizada pelo Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco, que apura o indícios de envolvimento das prefeituras de Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Jaguaré, em favorecimento licitatório para empresas de coleta de lixo e transporte coletivo.
Segundo informações do MPES, Tininho foi preso porque foi encontrada uma arma sem documentação na casa dele, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. Na quarta-feira (8), quando teve início a operação, agentes do Gaeco estiveram na sede da Prefeitura onde apreenderam vários documentos.
Tininho, que possui dezenas de processos na Justiça, a maioria por atos de improbidade administrativa, foi alvo da operação porque a empresa de limpeza pública investigada pelo MPES mantém contrato com o município.
A prisão será analisada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Teixeira Gama.
Na mesma operação foram presos a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PSDB), o Chefe de Gabinete, Zé Augusto, e outras três pessoas.