Mais de 24 toneladas de lixo foram retiradas pelas equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Vila Velha, nesta terça-feira (16), dos canais, manilhas e telas de proteção que cortam a cidade. Os números impressionam até mesmo os profissionais que atuam diariamente no trabalho de limpeza.
São troncos de árvores, sofás, lixo doméstico, copos e pratos descartáveis, garrafas pets, plásticos dentre outros tipos de resíduos encontrados diariamente pelas equipes.
As regiões com maior volume de resíduos foram das comportas e telas de Cobilândia, Primeiro de Maio, Santa Rita, canal Alecrim, Aribiri, Jardim Marilândia, Itapuã, Nova Cobilândia, Darly Santos, Barra do Jucu, canal da Costa e Coqueiral de Itaparica.
De acordo com o subsecretário municipal de Serviços Urbanos, Renzo Mendes, no período de chuvas este volume dobra. “Precisamos da colaboração da população para manter a cidade limpa. Todo este lixo vai parar nos bueiros e canais da cidade, prejudicando no escoamento das águas das chuvas, fazendo com que diversos pontos da cidade infelizmente alaguem”, conclui.
O município oferece diversos serviços para população descartar corretamente os resíduos, como: o Cata-Móveis, que pode ser agendado gratuitamente pelo número 162; o Deixe Aqui, localizado no bairro Divino Espirito Santo para o descarte de resíduos (entulhos), galhos e móveis danificados; Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para coleta seletiva, Pontos de entrega de vidros para reciclagem; além do Porta a Porta da Coleta Seletiva, disponível inicialmente em sete bairros.
Porém, devidos da pandemia do Covid-19, o Cata Moveis e a Coleta Seletiva Porta a Porta estão suspensos momentaneamente.
Fonte: PMVV