Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

Vila Velha é o local ideal para curtir o verão.

Vila Velha é o local ideal para curtir o verão.

Cidade litorânea e histórica, com 32 quilômetros de orla, Vila Velha é um dos municípios capixabas mais procurados por turistas durante o verão. A cidade possui inúmeros atrativos para você curtir.

Conheça, abaixo, as características das praias de Vila Velha e os atrativos dos principais pontos turísticos da cidade. Saiba também quais são os horários e dias de visitação de alguns locais. Aprecie o verão em uma das cidades mais belas do Brasil.

Praia da Costa 

Desde a altura do Clube Libanês, até 150 metros no sentido Praia de Itapuã, a Praia da Costa possui águas calmas, apropriadas para crianças. A área também conta com alguns pontos propícios à pesca: na Curva da Sereia e nas proximidades do Clube Libanês.

Na Curva da Sereia está sediado o projeto Praia Legal. A área também é utilizada como base para nadadores. O skimboard (antigo disco de praia) também é praticado na região. A partir do ponto conhecido como Posto Canal, as ondas são mais altas.

Praia de Itapuã 
A Praia de Itapuã tem um módulo de pesca artesanal. No chamado Canto da Pedrinha há uma área de lazer destinada às crianças. O local, geralmente, possui águas mais tranquilas.
No Posto Pituã, as águas são mais profundas. A região é frequentada, principalmente, por nadadores.

Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica é apropriada para a prática do surfe, principalmente no point do Pompeia. A região também possui um módulo de pesca artesanal. Outra área propícia para o surfe está localizada entre a Praça do Ciclista (rotatória) e a altura da churrascaria Espeto de Prata (final da Praia de Itaparica).

Barra do Jucu 

A Praia da Barrinha, na Barra do Jucu, possui águas profundas e mar agitado, bem como a Praia do Barrão. Já a Praia dos Recifes tem pedras e ondas elevadas. As praias da Barra do Jucu são próprias para a prática do surfe, assim como o posto Coral de Cima e a Praia da Belina.
Ponta da Fruta

A Praia da Baleia é um local muito frequentado por pescadores. A Ponta da Fruta também tem módulos de pesca e atrai surfistas e banhistas. Em Nova Ponta da Fruta a orla é propícia para a prática do surfe.
Morro do Moreno 

Aproveitar a natureza privilegiada do Morro do Moreno, na Praia da Costa, é uma bela dica. Os mirantes naturais oferecem ao visitante um visual panorâmico de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra. O local é frequentado por aventureiros para a prática de esportes radicais e caminhadas.

Parques naturais

O Parque da Manteigueira é uma ótima opção para um passeio com direito a piquenique em família. Localizado na Glória, funciona no horário de 08h30 às 16 horas. O parque possui uma área de 168 hectares com rica fauna e flora. Há cinco trilhas, estacionamento, a Gruta do Morcego, ruínas Manteigueira, Pedra do Urubu, dentre outras belezas naturais.

Outro parque para aproveitar o verão é o Natural Municipal de Jacarenema. Do local é possível contemplar a vista do costão rochoso do Morro da Concha, o manguezal na foz do Rio Jucu, além de vegetação de restinga.

Ilhas

Outra boa opção é visitar as Ilhas Itatiaia e Pituã, em frente à Praia de Itapuã. A distância entre uma e outra é de aproximadamente 500 metros – estando a um quilômetro da praia. No local, as vegetações somam-se às piscinas naturais de águas transparentes, onde variadas espécies marinhas se abrigam como ouriços, estrelas do mar e peixes.

Na Colônia de Pescadores da Praia de Itapuã, vários barqueiros fazem o percurso. Há várias placas ao longo do calçadão oferecendo o serviço. Aos visitantes é recomendado recolher o lixo gerado. As ilhas são bem preservadas e limpas.

Convento da Penha

Com uma história iniciada no século XVI, o Convento da Penha recebe, anualmente, em média, aproximadamente 2 milhões de visitantes. Em setembro, toda a área do santuário recebem nova iluminação monumental, em LED, com investimento de R$ 2,4 milhões feito pela Prefeitura de Vila Velha. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45. Telefone: (27) 3329-0420.

Igreja do Rosário

Igreja mais antiga em funcionamento no Brasil (sua construção foi iniciada em 1535, ano da chegada dos colonos portugueses liderados por Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo), a Igreja Nossa Senhora do Rosário, recentemente, foi completamente restaurada. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45. Telefone: (27) 3239-3113.

Farol Santa Luzia

Inaugurado pelo imperador Dom Pedro II, em 1871, o Farol Santa Luzia apresenta uma vista privilegiada de três municípios: Vila Velha, Vitória e Serra. Sua torre foi construída na Escócia e é um dos marcos arquitetônicos do Estado. Horário de funcionamento: das 9 às 16h30. Não abre as segundas-feiras. Telefone: (27) 3349-3898.

Sítio Histórico

Núcleo urbano onde foi iniciada a colonização do Espírito Santo, no século XVI, o Sítio Histórico da Prainha possui construções antigas localizadas no Centro e na Prainha. Alguns pontos se destacam: Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Gruta Frei Pedro Palácios e o Convento da Penha.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *