Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

Projetos de macrodrenagem para quatro canais de Vila Velha

Projetos de macrodrenagem para quatro canais de Vila Velha

O Prefeito Max Filho recebeu integrantes do Governo do Estado para tratar de projetos de macrodrenagem. O encontro, realizado na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, teve como tema principal os projetos executivos para obras nas bacias de quatro canais do município: Guaranhuns, Aribiri, Marinho e da Costa.

“Gostaria de agradecer o empenho do Governo do Estado, que prevê investimentos da ordem de R$ 400 milhões nesses quatro projetos tão importantes para Vila Velha”, afirmou Max Filho.        

Além do prefeito, também participaram da reunião secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias de diversas regiões de Vila Velha, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espirito Santo (DER-ES) e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz Cesar Maretto Coura, e a subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos (SEDURB), Zilma Peterli Lyra.

O Governo do Estado anunciou que na próxima semana irá abrir o processo licitatório para a elaboração de projetos executivos para obras de macrodrenagem nas bacias dos canais da Costa, Guaranhuns, Aribiri e Marinho, com a construção de estações de bombeamento, galerias e comportas. 

“O município de Vila Velha sofre com a influência das marés. O projeto atualizado prevê a construção de comportas e de estações de bombeamento nos quatro canais contemplados”, declarou Zilma Peterli Lyra. Ela ressaltou que a meta é assinar a ordem de serviço em novembro. 

Serão construídos um sistema de bombeamento no canal da Costa, três na bacia do rio Aribiri, um na foz do Rio Marinho e dois no canal Guaranhuns, que irá reforçar a drenagem na região do Pontal das Garças. Todos os canais terão comportas de maré, que permitirão o controle de bombeamento das águas dos canais para o mar, quando houver elevação dos níveis. A construção de galerias na Grande Cobilândia, em Guaranhuns, no bairro Nova Itaparica e em Praia das Gaivotas fazem parte do projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *